sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tema: A felicidade é uma questão de decisão pessoal?

Proposta de Redação - UFRJ

Título: Ser feliz na caminhada

  Após o início da Revolução Industrial e consequentemente a ascensão do Capitalismo, o mundo está passando por um processo chamado de globalização. Esse sistema, que preserva o bem material, influencia na concepção de felicidade do Homem. Hoje, no mundo pós-moderno, a prosperidade material ou o “ter” do indivíduo é associado a condição de felicidade, o “ser”.
  A busca pela felicidade está relacionada com a realização pessoal do Homem. Um estudante quando é aprovado no vestibular, um trabalhador quando recebe seu salário ou a conquista do coração de uma amada, são exemplos da luta e escolha do indivíduo de alcançar seus objetivos e consequentemente, tornam-se cada vez mais felizes.
  O Capitalismo associado a um desejo de obtenção de bens matérias, trouxe, ao indivíduo contemporâneo, um aprisionamento ao seu trabalho. Pelo desejo da conquista material, seja um carro ou uma casa, o trabalhador vê-se acorrentado por seus desejos. É comum, por exemplo, pessoas reclamarem de suas cargas horárias ou desejarem que o feriado chegue o mais rápido possível mesmo estando nessa dinâmica para alcançar suas metas.
  Em um sistema em que usa dos sonhos de um indivíduo para enriquecer-se, o Homem deve rejeitar e fugir de todo tipo de exploração e impor limites na busca pela felicidade, ou seja, ao procurar alcançar seus objetivos, ele não pode sentir-se infeliz e aprisionado. Logo, não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário