segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Redação ENEM 2013

Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

A melhor forma de mudar uma cultura ou um hábito de uma sociedade é através da educação. Um político e educador revolucionário conhecido como Gramsci, acreditava que é através dela e da conscientização que pode haver uma mudança de um quadro negativo da sociedade. A Lei Seca, usou da educação e da ordem jurídica para mudar o hábito dos usuários de bebidas alcoólicas.

Após a Lei Seca, empresas de bebidas alcoólicas aderiram a tentativa de redução dos acidentes causados pelo consumo do álcool. Com o uso dos comercias e propagandas, incentivaram os consumidores, por exemplo, à usarem o transporte público ou solicitarem táxis. Há também, no final dos comerciais frases como: "se dirigir não beba" e "beba com moderação" que são usadas como parte do programa de conscientização dos consumidores das bebidas.

Em meados do século XIX, parte da sociedade brasileira não estava acostumada em usar o cinto de segurança nos veículos. Através de políticas e programas Federais semelhantes à Lei Seca, esse hábito foi alterado. Hoje, antes de ligar o carro, passageiros e motoristas automaticamente colocam o cinto de segurança. Logo, as campanhas políticas de educação são eficientes na mudança de um hábito da sociedade.

O Governo Federal deve continuar com o programa de conscientização da população sobre a relação entre bebida e direção. Deve-se também, concretizar relações entre o setor público e privado, com as empresas de bebidas alcoólicas para ajudarem nessa causa. A Lei Seca conseguiu alcançar seus objetivos e provar que a educação é a melhor arma para mudar um quadro negativo em uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário